terça-feira, 22 de julho de 2008

Dicas para buscar nossas raízes

Achei na web este site que tem uma função interessante, principalmente para a nós descendentes de italianos, que buscam pessoas e locais na Itália que referem-se aos nossos antepassados.

http://gens.labo.net/it/cognomi/

Com o sobrenome no campo de busca, ele localiza no mapa da Itália, as regiões onde apresentam as maiores concentrações de pessoas da mesma família. É só colocar o sobrenome no campo "cognome" no menu do lado esquerdo e pronto!.

Fiz uma busca com o meu sobrenome: Della Negra.
Este é o mapa apresentado:




Não sei bem como é o exato funcionamento desta ferramenta, mas acredito que ela busca em todas as listas telefônicas da Itália (le pagine bianche) procurando os sobrenomes e através do CEP, consegue identificar o local no mapa, nada muito preciso, mas interessante para ter uma nocão de ocupação territorial da família.

Caso seja esse o funcionamento, lógico que não dá para localizar e ter uma noção de onde os verdadeiros ascendentes italianos nasceram ou viveram quando deixaram a Itália para viver no Brasil. Esse mapa mostra a localização atual das famílias que vivem por lá, portanto nem sempre eles estarão onde os ascendentes estiveram, ainda mais porque o povo italiano sempre foi muito adepto à novas aventuras, por isso é compreensível que eles acabaram mudando para outras regiões ao longo desse tempo, não necessariamente estão hoje onde efetivamente nasceram, aliás dificilmente estão.

O meu sobrenome não é tão conhecido assim na Itália, por isso o efeito no mapa fica mais interessante e é muito mais clara a localização dos meus familiares.
No caso de um sobrenome mais popular, como por exemplo "Martini", o efeito no mapa é uma superpopulação de pontos e círculos, mal dá pra ver a divisão das comunes, difícil de identificar como você pode começar a procurar alguem na Itália.
Se o objetivo for este, a melhor solução é fazer uma busca nas páginas brancas da Itália, correspondente as nossas listas telefônicas brasileiras.

http://www.paginebianche.it

Você pode fazer uma busca pelo sobrenome, para isso use o campo "cognome o azienda", ou por uma região ou comune da Itália, use o campo "dove".
O resultado é uma lista de pessoas com endereços e telefones organizados por região.
Com essas ferramentas fica mais fácil fazer uma busca por lá mesmo para quem não domina a língua italiana.

O caminho de buscar as próprias raízes, acontece muitas vezes por uma simples curiosidade sobre os nossos ascendentes: como viveram, quem eram, de onde vieram, como eram, como viveram e assim por diante. Mas acho que a verdadeira busca acontece quando você começa a fazer reflexões de si mesmo e percebe que alguns comportamentos da sua personalidade só podem ser explicados através da sua hereditariedade.
Calma, vou explicar.
Por exemplo, uma pessoa que é descendentes de suecos tem em seus genes algumas características de mais resistência ao frio, consequentemente menos ao calor, isso significa que os seus hábitos podem ou não mudar de acordo com essa característica.
Imagine essa pessoa morando na Bahia? Com certeza ela vai sofrer mais com a presença do calor do que qualquer outra, isso pode afetar no seu comportamento, como por exemplo, odiar ir à praia. Isso é apenas um exemplo, mas é lógico que o ambiente também contribui para a mudança de comportamento das pessoas.
Mas não é este o meu caso, apenas estou tentando explicar como a hereditariedade pode afetar no comportamento, e é isso que fico me perguntando quando acho maravilhoso tomar uma taça de um bom vinho em pleno verão paulista.

Nenhum comentário: