terça-feira, 23 de março de 2010

Receita original do molho à bolonhesa

Você sempre achou que fazer aquela macarronada à bolonhesa no domingão com a família era a opção mais simples de almoço?

Bom, aqui no Brasil pode ser, mas em Bologna na Italia é bem mais complexo.

O molho bolognesa que fazemos no Brasil e em alguns outros países, não é nem de perto como é originalmente feito na Itália, mais precisamente na cidade de Bologna, onde foi criado o ragù alla bolognese, nome original em italiano do nosso molho à bolonhesa.

Segundo os próprios bologneses, o molho vêm sido alterado e simplificado por anos e hoje apenas leva dois ingredientes da receita original italiana. A maioria das pessoas faz o molho bolonhesa com carne moída, alguns temperos (alho e cebola) e molho de tomate ao sugo (sem pedaços).

Pois bem, a primeira surpresa em relação a receita original é que a massa recomendada para acompanhar o molho é o tagliatelle e não o spaghetti como geralmente usamos.

Outra diferença é que o molho original leva leite. Madonna!!! Agora que a macarronada da nonna foi pro brejo de vez...

Veja aqui abaixo a receita original do molho à bolonhesa italiana:

300 gr Carne moída
50 gr Bacon
50 gr manteiga
2 tomates cortados em pedaços
50 gr cenoura
50 gr cebola
50 gr aipo
50 gr ervas
50 gr alho
1/2 copo de vinho branco
200 gr de leite integral

Modo de preparo:

Doure o bacon na manteiga, depois a cebola e o alho, depois junte a carne e as ervas, cenoura, aipo. Depois da carne refogada, coloque o leite e deixe ferver até reduzir, adicione os tomates e em seguida o vinho. Deixe o molho consistente e pronto. Mangia che te fá bene.

Além dos muitos ingredientes diferentes, até o modo de preparo do prato está errado. Geralmente colocamos o molho em cima do macarrão quando o prato vai à mesa. Pois bem, na receita original, o molho já é misturado à massa dentro da panela, e não no prato.

Esta receita foi patenteada pelos italianos em 1982 e ainda vem sido usada tradicionalmente por lá e em restaurantes de grandes chefs italianos. Segundo os detentores da patente, o molho é feito exclusivamente para ser usado em tagliatelles, portanto esqueça de usar em lasanhas e outras massas.

Veja aqui um video que a BBC produziu sobre o assunto.

4 comentários:

Glauco Serrão disse...

Prezados

Estou realizando um trabalho beneficiente e preciso de uma ajuda no porcionamento adequado de ingredientes para preparar massa para 300 pessoas. Será sevido molho a bolonhesa e molho 4 queijos, a idéia é servir en torno de 200 porções de bolonhesa e 100 de molho 4 queijos.
Como devo proceder a compra dos ingredientes nas quantidades certas ?

Atenciosamente
Glauco Serrão
(092) 8169-6079

Massa disse...

difícil, hein amigo?
Primeiramente é necessário saber quantos gramas de molho você vai servir em cada porção para depois quantificar o total

abraços

Unknown disse...

Quais ervas você coloca na receita?

Massa disse...

Olha, coloco um pouco de salsinha, cebolinha e alecrim