quarta-feira, 10 de junho de 2009

Navio Aquitaine e a imigração para a América do Sul

De acordo com o documento que encontrei no Memorial do Imigrante do Bráz, meu bisavô italiano chegou no porto de Santos no dia 19 de setembro de 1891, provavelmente partindo do Porto de Genova. Giovanni Della Negra (Pai, 50 anos), Antonio Della Negra (filho, 10 anos), Giuseppe Della Negra - mio bisnonno (filho, 8 anos), Catarina Della Negra (filha, 12 anos), Rosa Della negra (filha, 14 anos) e Teresa Spirea (esposa, 49 anos).

A familia Della Negra naquele momento estava colocando os pés no Brasil.

Todos eles atravessaram o Oceano Atlântico, trazendo tudo o que podiam em uma aventura de mais ou menos 25 dias abordo de um navio a vapor chamado Aquitaine.

O navio "Aquitaine" foi um vapor francês de 1988 toneladas, contruído pela SGTM (Sunderland Shipbuilding Co.) da Inglaterra a pedido da Société Générale de Transports Maritimes a Vapeur de Marseille.
Este navio fazia a linha entre Europa - América do Sul, mais precisamente saia de Marseilles (França) e provavelmente passava em Genova (Itália) para pegar mais passageiros, depois mais uma parada em Valencia (Espanha) e só depois seguia para a América do Sul com destinos finais: Rio de Janeiro, Santos (Brasil) e Buenos Aires (Argentina). O Navio apesar de ser a vapor, possuía 2 mastros e uma chaminé e tinha uma velocidade média de 12,5 nós marítimos. Em 1908 foi comprado pela France-Amerique Line e depois afundado na França em 1927.


Esta longa viagem no vapor me lembrou muito um filme chamado "Nuovomondo" que retrata a imigração italiana para os Estados Unidos desde a pobreza em terras italianas até o desembarque na América, mostrando fielmente como a viagem é terrivelmente desagradavel e desgastante.

Os aventureiros ficavam muitas vezes expremidos nos porões dos navios em pequenas camas, sem espaço, sem luz, sem janelas, rodeados de ratos, adoecendo e infelizmente padecendo, muitos não chegando a tão esperado destino final. Muito bom este filme, vale a pena assistir.
Filme: Nuovomondo (2006)

Logo após o desembarque no porto de Santos, meus ascendentes italianos pegaram o trem da São Paulo Railway que fazia linha de Santos a Jundiaí, porém, no meio do caminho, desceram no Brás para se identificarem na Hospedaria (atual Memorial do Imigrante), onde ficariam de 3 a 6 dias para fazer o cadastro de imigração, contrato de trabalho para trabalhar nas fazendas de café, tomar banho, fazer exames, tratar os dentes e cortar o cabelo para depois seguirem adiante.

De acordo com algumas fontes e parentes, meu bisavô acabou indo pra Sousas trabalhar nas lavouras de café, muito perto de Campinas e depois de alguns anos foram para São Caetano do Sul para trabalhar em uma olaria.
Pois é, a saga continua...

46 comentários:

Unknown disse...

MEU BISNONO TAMBÉM CHEGOU AO BRASIL AQUITAINE. ELE DESEMBARCOU NO BRASIL EM 1895 E FOI PARA PORTO FELIZ ONDE NASCEU MEU AVO E MEU PAI. DOMENICO RICCHI DESEMBARCOU COM A ESPOSA E TRÊS FILHOS POIS O CAÇULA FALECEU DURANTE A VIAGEM E FOI JOGADO AO MAR.

anand khan disse...

Fiquei chocado ao saber que o vapor aquitaine submergiu nos mares da França.Meu bisavô Giuseppe Ciampaglia, minha bisavó Maria Prodossimo, meu avô Stefano Ciampaglia, meu tio-avô Pietro Ciampaglia, vieram nele para o Brasil em 1901, de Genova, também estiveram na Hospedaria São Paulo, e foram trabalhar na Fazenda Dumont em Ribeirão Preto, que era a maior fazenda de café do mundo, na época, com 5,7 milhões de pés de café e mais de 90 km de estrada de ferro.Era proprietário da fazenda Henrique Dumont, pai de Santos Dumont.

José de Souza Martins disse...

Meus avós maternos, espanhóis de Málaga,imigraram para o Brasil em 1913, no navio "Aquitaine", desembarcando em Santos no dia 5 de dezembro. Vieram como imigrantes subvencionados pelo governo de São Paulo, tendo embarcado em Gibraltar, possessão inglesa, uma vez que o governo espanhol proibira a emigração subvencionada para o Brasil. Andaluzia não podia ficar sem sua mão de obra barata. Era um jeito de reter os trabalhadores.
O imigrante subvencionado, ao desembarcar em Santos, era embarcado num trem especial da São Paulo Railway, cujas portas eram trancadas, abertas somente na estação da Hospedaria dos Imigrantes. Dali, 2 a 3 dias depois, eram enviados às fazendas de café do interior, com base em listas de requisição de mão de obra enviadas à Hospedaria pelos fazendeiros.
Minha família foi enviada para a estação de Bragança Paulista e lá recolhida por um fazendeiro da Serra das Araras. Mais tarde, passou para a fazenda de João Gomes, no bairro da Rosa Mendes, no hoje município de Pinhalzinho (SP).
Trato da imigração italiana e menciono o navio "Aquitaine" com base nos dados que colhi no arquivo do National Maritime Museum, em Londres, nos meus livros: "Subúrbio" (1992), "O Imaginário na Imigração Italiana" (2003), "O Cativeiro da Terra" (2010). JOSÉ DE SOUZA MARTINS

Reinaldo disse...

Meu pai chegou ao Brasil em 1913, nesse navio, oriundo da Espanha. Se alguém se dispuser a pesquisar, vai descobrir que o Aquitaine fez inúmeras viagens ao Brasil, trazendo principalmente espanhóis, portugueses e italianos.

Helena disse...

meus bisos manuel gonçalez fernandez e Antonia Infante e seus filhos ,tambem chegaram no brasil no aquitaine em 18/09/1905 no porto de santos.Minha avo Anna Gonçalez Infante era muito criança Naturais de Malaga Ficaram no brasil.todos as crianças cresceram e contituiram familia.minha avo casou com o espanhol Francisco lopes sanches e tiveram 5 filhos francisco lopes gonçalez,maria lopes gonçalez,Vasco lopes gonçalez ,esses tres ja falecidos.Minha tia anna LOPes gonçalez e meu querido papaizinho Fermino lopes gonçalez.Posso garantir sou brasileira mas o sangue espanhol pulsa forte em minhas veias.

Unknown disse...

Meus avós espanhóis também chegaram no Aquitaine em 2012, procedentes do porto de Gibraltar. Mauricio Molina Matías y Adelaide Gimenéz Pérez ...

riverostar disse...

Meu avô, JUAN FERRER RIVERO, chegou, em 04/05/1898, ao Brasil, vindo da Espanha, no vapor Aquitaine. Veio com a primeira esposa, Felisa de 19 anos, e o filho de 2 meses Manoel; ambos morreram na gripe espanhola, cerca de 1918.

riverostar disse...

Meu avô, JUAN FERRER RIVERO, chegou, em 04/05/1898, ao Brasil, vindo da Espanha, no vapor Aquitaine. Veio com a primeira esposa, Felisa de 19 anos, e o filho de 2 meses Manoel; ambos morreram na gripe espanhola, cerca de 1918.

Anônimo disse...

ola estou a procura de alguns antepassados de minha esposa, consegui localizar pelo www.familyseach, a avo de nomeMATHILDE TELIO BUENO A BISAVO ANNA TELIO E BISAVO JOSE TELIO, SEI QUE FORAM ENVIADOS A PORTOFELIZ -SP ELES SÃO ORIUNDOS DE ESPANHA MALAGA SE ALGUEM SOUBER MAIS ALGUNS DETALHES OU QUE SEJA PARENTE ENTRE EM CONTATO NO WAGSEL@IG.COM.BR

Psycok disse...

Meus bisavós maternos, Juan Belasque Morandi e sua mulher Anna Maria Sanchez y Sanchez, de Cullar, embarcaram no vapor Aquitaine, no porto de Valência, em 26/08/1906 e desembarcaram em Santos em 17/09/1906.O destino foi Dourado - SP, fazenda de Dr. Carlos Botelho. Dali foram para Nova Europa e após para Londrina - PR. Quero contato com seus descendentes.

Anônimo disse...

Meus bisavós desembarcaram em santos dia 19/05/1912 com sua família mariana carmelo luigi guisasse e dolores
dolores chegou com um ano de idade de ilha de malta
dolores e minha avo materma
Dolores attard
Eles desembarcaram no porto de santos e foram para são paulo
gostaria de saber se tem algum attard de ilha de malta que veio apos esta data para o brasil

GISELA MARRICCHI disse...

MEU BISA TB VEIO NELE EM 1898 PARA BRASIL... POREM A FAMILIA NAO TEM NENHUMA FOTO DELES QNDO CHEGARAM AQUI... ALGUEM SABERIA ME DIZER SE EXISTE ALGUM SITE QUE PODERIA ME AJUDAR A ENCONTRAR FOTOS DESSE PERIODO? BEM SE ALGUEM SOUBER PODE FALAR COMIGO PELO WHATS 35 91341613 OBRIGADA PESSOAL E SUCESSO A TODOS AI QUE ESTÃO CORRENDO ATRAZ DO SEUS OBJETIVOS... ABRAÇOS

Unknown disse...

GOSTARIA QUE ALGUEM ME AJUDASSE NA PESQUISA SOBRE MEU AVÔ EMILIANO NAVARRO, NATURAL DE MÁLAGA ESPANHA. CHEGOU AO BRASIL NA DÉCADA DE 1910/1920 INDO TRABALHAR NA LAVOURA DE CAFÉ EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA SP. GOSTARIA DE DADOS DE SUA CHEGADA AO BRASIL COMO DATA PRECISA E DOCUMENTOS. SE ALGUEM FOR DESCENDENTE DELE TAMBÉM GOSTARIA DE ME CORRESPONDER.

LUIZ FERNANDO PIETROLUONGO disse...

Faço parte deste nobre grupo de descendentes dos bravos imigrantes, que tiveram de deixar sua terra por um lugar ao sol, "Per fare L'America " !
Meu bisavô GIUSEPPE PIETROLUONGO, e os irmãos Antonio e Luigi, vieram de Sant'Antimo - NAPOLI, desembarcando no Porto do Rio de janeiro em 2 de abril de 1893, à bordo do Vapor Aquitaine.

Luiz Fernando Pietroluongo
Santos - SP

Unknown disse...

Meu avô Fernando Vivancos izquierdo, avó yhusta Martinez Vivancos Vera, meu tio Antônio Vivancos Vera e Gerônimo Vivancos Vera + Eulália Vivancos Vera, chegaram em santos com o navio aquitaine no dia 07 de agosto de 1912 e foram encaminhados para fazenda Mandaguari em santa cruz do rio pardo SP do coronel Carrasco, Antônio evangelista vulgo Tunico lista.

Unknown disse...

Meu avô Fernando Vivancos izquierdo, avó yhusta Martinez Vivancos Vera, meu tio Antônio Vivancos Vera e Gerônimo Vivancos Vera + Eulália Vivancos Vera, chegaram em santos com o navio aquitaine no dia 07 de agosto de 1912 e foram encaminhados para fazenda Mandaguari em santa cruz do rio pardo SP do coronel Carrasco, Antônio evangelista vulgo Tunico lista.procedentes de mazarron Espanha.

Daniel Toia - Montes de Oca (Sta. Fé) disse...

Hola, mis abuelos José Gabriel Díaz Mateo y mi abuela Rafaela Murcia (ella llegó con otro nombre: Dolores Meca Mendez) llegaron en el Aquitaine el 14 de setiembre de 1913 a Santos y luego al Memorial dos inmigrantes de Sao Paulo, provenientes de Murcia (España). Se embarcaron en Gibraltar con pasaje subsidiado por la Empresa de reclutamientos Lucas Imossi (tengo el documento). Sé que mi abuelo estuvo empleado en una fazenda, me gustaría saber si alguien me puede ayudar para conseguir más datos, si se puede saber en qué fazenda estuvo trabajando y algunos otros datos.

Hallay Cecilio disse...

Olá!
Meu avô materno, Antonio Hallay, desembarcou no Porto de Santos, em 28/01/1920, vindo do Leste Europeu, no Vapor Aquitaine. Eu ainda não consegui encontrar a lista de passageiros daquela travessia com a chega em 28/01/1920.
De qualquer forma, os dados aqui postados demonstram o carinho e interesse nos antepassados que ajudaram a construir a grande cidade de São Paulo, no início do século 20!
Abraços a todos e descobrirem alguma informação que nos ajude a desvendar isso, agradeço: hacil@outlook.com
Obrigado!

Titha Zapata disse...

Oi você comenta sobre Cullar, seria Culpar Baza de Granada? Meus bisavós, avós e mãe são dela. Meus bisavós também vieram nesse vapor, mas em 1921.

Unknown disse...

Giovanni Gallerani,casado com Ângela Occhi,sairam de Ferrara Itália.
Sou de Bauru
Se alguém quiser adicionar para mais informações 14 99624 4379.
Abraços e boa sorte!!!

Unknown disse...

Não seria 1912?

Unknown disse...

Meu avô Fernando Plaza chegou ao Brasil em 1920, com 15 anos de idade vindo de Barcelona com o Vapor Aquitaine. Se estabeleceram na região de Franca.

Cleiton Campos disse...

hola, mis abuelos tambiem vieram desde Murcia en el mismo vapor. Me voy en el Museus de la Imigracion, la antigua hospedaria em busca de mas documientos.

João Milan disse...

Oi.. meu avô chegou no mesmo dia que o seu avô, porém ele veio de Múrcia, Espanha.

Unknown disse...

Meu avô Francisco Morales (08 anos) natural de Granada- Espanha filho de José Morales Cecílio e Angela Callejon chegou ao porto de Santos no dia 28.11.1911 na embarcaçao a vapor Alquitaine ...e morou até o fim de sua vida na cidade de Dourado -SP

Unknown disse...

Minha família chegou neste navio em 1919

Unknown disse...

Meu bisavô Francesco Gaetano Favero e a família, chegaram ao Brasil em 1898. Também no navio Aquitaine. Ele tinha 8 anos na época. Nasceu em Adria/Rovigo no Veneto. Saíram do porto de Gênova, desembarcaram no Rio de Janeiro e vieram para Minas Gerais. Vieram 5 irmãos. Os meus trisavos eram Giuseppe Favero e Amalia Avanzo.

Anônimo disse...

Meus bisavos vieram com todos os filhos de Barcelona em 1920 no Vapor Aquitaine.

Unknown disse...

Bom dia,
Giovanni era meu bisavô, sou neto de Gustavo e Catarina Gallerani, gostaria de saber de você tem informação sobre a data de óbito do Giovanni, meu filho esta tentando cidadania italiana, e preciso dessa informação.
Grato desde já
Marco

Renata Christiano disse...

Meu bisavô GIUSEPPE CHRISTIANO chegou nesse navio (Aquitaine) em 25/03/1891. Gostaria muito de ter contato com outros familiares.
Renata

Kahquinzel disse...

Meus bisavós desembarcam Santos no 06/04/1913 vieram da Espanha , com este navio aquitaine

Andre Pastor disse...

Meus bisavós paternos vieram da Espanha, mais precisamente Santa Fe, Granada. Chegaram em 1921 no Aquitaine. Ele era Francisco Souto e ela Maria Gonçalves Souto, tinha uma filha (minha avó) Antonia Souto Gonçalves, pode ser que esses nomes tenham sido "abrasileirado" e seja Gonzalez Soto ou Sotto.
Foram para Ipaussu SP, circularam pelo interior paulista e depois foram para o Parana onde nasceu meu pai. Meu pai filho de Eusébio Pastor, natural de Cravinhos SP, filho de espanhois, familias Pastor, Fernandez, Perez. Pouco sei deles.
Email para contato mr.motosp@ gmail.com

Bruno Pompeu disse...

Meu avô, Jose Antonio Marquez Mora, aos 3 anos, chegou em Santos em 19 de outubro de 1895, vindo da Espanha onde saíram de Málaga. Foram inicialmente para Rio Claro e depois se fixaram em Jundiaí onde a colonia de espanhóis era acolherdora.

Rosa Peres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosa Peres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sylvia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sylvia disse...

Meu bisavô desembarcou em Santos neste navio: Luigi Giovanni Tarabori. Veio de Pescia- Itália. Seguiu para o sul de Minas fixando-se em Machado, onde constituiu família. Procuro por familiares do seu irmão que tb veio e permaneceu em Sao Paulo. Contato: syl.karina@gmail.com

Antonio Carlos Gonsales disse...

Meu avô Andres Gonzalez Guirado e sua esposa Maria Raymunda Fernandez Amor, vindos de Bullas (região de Murcia), do Porto de Valência até Santos, pelo Aquitaine, chegando em 16/06/1906.
Chegaram com 5 filhos, meus tios Cristobal Gonzalez Fernandes (15 anos), Izabel (12 anos),
Juana (10 anos), Raymenda (4 anos) e Juan Manuel (1 ano). De Santos passarão pela Hopedaria dos Imigrantes e tiveram como destino para trabalhar em Botucatú, Fazenda de Joaquim Gonçalves Silva. Posteriormente fixaram residencia na cidade de Sorocaba, onde nasci, do primeiro filho brasileiro do casal. Fonte: Memoreial do Imigrante em 20/10/2010.
Antonio Carlos Gonsales - São Paulo - Capital - em 02 de março de 2022.

Regis disse...

Meus bisavós Anotnio Fernandez Munhoz e Anna Garcia vieram também da espanha em 1895 pelo navio Alquitaine vieram de Arena Del rei - Granada desembarcaram no porto de santos e de lá seguiram para Penapólis SP

Anônimo disse...

Caramba seu bisavô trabalhou pro pai de Santos Dumont. Que incrível 👏😍

Anônimo disse...

O meu avô tb chegou nesse mesmo dia e nesse navio vindo de Lorca na Espanha.

Anônimo disse...

Olá quem é você

Agnaldo Moacir Bianchini disse...

Minha bisavó paterna Teresa Pellizer e sua mãe , Maria Bergamo e o pequeno Antonio de 01 mês de idade , chegaram ao Brasil em Março de 1892. Esta Família deu entrada na Hospedaria dos Imigrantes , no Brás em São Paulo e o Registro de Entrada de número 32056 ,livro 033 , página 248 , família 02645 , isto em 15/04/1892 e o destino final , foi em Campinas , onde foram admitidos como colonos na Fazenda Sete Quedas . Oriundos da Comune de Cessalto, Treviso, região norte da Itália .

Anônimo disse...

Meus avós espanhóis chegaram a Santos a bordo do Aquitaine em 03/04/1912 e depois partiram para Bariri, interior de São Paulo

Anônimo disse...

Meus avós Gracia Geronymo Guerrer de Granada e meu Avó Urbano Gonçalves tbm vieram para o Brasil em 1920 a bordo deste navio. Ela de Granada e ele de Malaga, se conheceram no Navio e se casaram no interior de SP.

Aralete disse...

Meus tios Laureano ( 3 anos) e Anselmo ( 2 anos), nascidos na Argentina e desembarcaram em 27/03/1917 no PORTO DE SANTOS.

Nao consigo localizar a entrada de meus avós paternos LAUREANO CUERVO ( nascido em Oviedo em 01/11/1893) e MARIA DEL PILAR PANDO ( nascida em Oviedo em 1896).

Tenho informacao que sairam da Espanha e se casaram na Argentina em 1913 na localidade de Intrudente Alierro.

Vieram para o Brasil onde minha avo faleceu 22/06/1932 em Palestina , interior de Sao Paulo e ele falecido tambem em Palestina em 23/12/1958.

Se alguem tiver alguma informacao por gentileza faca contato pelo email aralete@morumbiservice.com.br