quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Coleção de fotos antigas de São Paulo


Muito legal esta coleção de fotos antigas de São Paulo feita pela Folha, como sempre, cada foto tem um significado especial para a cidade, mas o mais interessante é ver o progresso e recordar alguns pontos turísticos da nossa megalópole.

Olhando as belas fotos do começo do século, parecem que foram tiradas na Europa por causa dos enormes e majestosos casarões, da arquitetura européia que se instalou na cidade.

É uma pena que a maioria do que vemos nas fotos não foi preservado, muita coisa foi demolida para construir prédios mais modernos e o que sobrou esta atualmente deteriorado. Dos prédios antigos que sobraram na cidade, muito pouca coisa mesmo foi restaurada.

Ótima oportunidade para conhecer um pouco da história da nossa cidade, vale a pena ver todas as fotos:


Avenida Paulista no sentido Consolação - 1902
Vista da avenida Paulista, no sentido da Consolação, a partir do palacete de Adam von Bülow, situado entre as alamedas Campinas, que se vê no primeiro plano, e a Joaquim Eugênio de Lima. O palacete foi substituído pelo edifício Paulicéia, existente ainda hoje no local. No horizonte, o Morro do Jaraguá. A avenida foi inaugurada em 1891 com seus quase 3 km de extensão e 30 m de largura, por vários anos sem energia elétrica e sem calçamento e, em pouco tempo, tornou-se o ponto mais aristocrático da capital, reunindo a elite paulista, que ali construiu suas sofisticadas mansões.



Estação da Luz - SPR - 1902
Vista da Estação da Luz, tomada da Igreja de São Cristóvão, à época integrada ao Seminário Episcopal.
No primeiro plano, à esquerda, vê-se a passagem dos trilhos da São Paulo Railway sob o nível do pontilhão que leva à rua Brigadeiro Tobias, e as edificações da rua da Estação (depois rua Mauá). No centro, ao fundo, pode-se ver a torre da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, situada à alameda Glete, nos Campos Elíseos. E, à direita, em primeiro plano o largo do Jardim, ponto inicial da avenida Tiradentes, seguido de parte do Liceu de Artes e Ofícios, obra de Ramos de Azevedo atualmente ocupada pela Pinacoteca do Estado, e o Jardim da Luz.



Clube de Regatas do Tietê - 1905
Vista do Clube de Regatas São Paulo, situado nas imediações da Ponte Grande (atual Ponte das Bandeiras). Fundado em 1903 às margens do rio Tietê, foi um dos primeiros centros esportivos da cidade, sendo sucedido em 1907 pelo Clube de Regatas Tietê.



Seminário Episcopal na avenida Tiradentes - 1905
Vista do Seminário Episcopal e Igreja de São Cristóvão, tomada provavelmente do Liceu de Artes e Ofícios (atual Pinacoteca do Estado). A edificação, situada no princípio da avenida Tiradentes, divisava com a rua São Caetano, à esquerda, e a estrada de ferro São Paulo Railway, à direita, onde confluíam as ruas da Estação (atual Mauá) e Florêncio de Abreu. O palacete que se vê na imagem, na esquina da Florêncio de Abreu, após o pontilhão, pertencia à Marquesa de Itu. O seminário, inaugurado em 1856, passou por inúmeras transformações, até que em 1927 teve demolida a ala direita da igreja, para abertura da atual rua 25 de Janeiro.




Largo da Sé, confluência das ruas 15 de Novembro e Direita. - 1912
Vista da rua 15 de Novembro, na confluência com o largo da Sé. No centro da imagem está o edifício da Casa Lebre, na esquina com a rua Direita, e a Casa Baruel, no edifício com a cúpula. No edifício da direita, funcionava o antigo Café Girondino.



Praça da República - 1915
Vista de uma das pontes metálicas da praça da República, ainda lá existente, apesar das inúmeras transformações ocorridas na praça.



Teatro Municipal - 1920
Vista do Teatro Municipal e da praça Ramos de Azevedo, provavelmente a partir do edifício da Light. Com as obras iniciadas em junho/1903, foi inaugurado em 12/setembro/1911 com apresentação da ópera Hamlet, diante de seus 1.816 lugares lotados e grande congestionamento de automóveis nos arredores.



Rua Líbero Badaró, sentido Praça do Patriarca. - 1920
Vista da rua Líbero Badaró, sentido praça do Patriarca, com as fachadas posteriores dos casarões e palacetes do vale do Anhangabaú.



Palacete Prates (Automóvel Club) no vale do Anhangabaú - 1920
Vista em perspectiva do Palacete Prates, a partir do Viaduto do Chá. Construído em 1911 e adaptado em 1913 para abrigar o Automovel Club, foi demolido em 1950. Atualmente, no local está o edifício Conde Prates, inaugurado em 1957.



Mosteiro de São Bento - 1920
Vista frontal do Mosteiro de São Bento e do largo de mesmo nome. O novo edifício, que substituiu o primitivo mosteiro, teve sua pedra fundamental lançada em 13 de novembro de 1910 e sua cerimônia de sagração em 1922. À direita pode-se ver o início da rua Florêncio de Abreu.



Largo e Rua de São Bento - 1920
Vista do largo de São Bento, em direção à rua São Bento e à Igreja de São Francisco, cujo frontão pode-se vislumbrar ao fundo. O casario que se vê à esquerda mantém-se até os dias de hoje com as mesmas características, da mesma forma ocupado por estabelecimentos comerciais. No centro, à esquerda, na esquina com a rua Boa Vista, vê-se o prédio do famoso Hotel d'Oeste, reconstruído após incêndio de 1901 e, à direita, área que fora do jardim, agora tomada pelos automóveis.



Rua 15 de Novembro - 1920
Rua 15 de Novembro, em direção à praça da Sé, tomada da praça Antonio Prado. Uma das principais vias públicas da cidade, onde se achavam luxuosos comércios, os mais elegantes pontos de encontro além de grande número de estabelecimentos bancários e profissionais, formava com as ruas Direita e São Bento o chamado "triângulo", região de grande concentração de lazer e negócios.



Vale do Anhangabaú. - 1927
Panorama do vale do Anhangabaú, com destaque para o edifício Sampaio Moreira, o "avô dos arranha-céus", entre os palacetes Prates. Em primeiro plano, à direita, vê-se trecho do antigo Viaduto do Chá e parte das obras do edifício da Light. À esquerda, pode-se ver as torres do Mosteiro de São Bento.


Todas as fotos são de Guilherme Gaensly

25 comentários:

Paulo disse...

Ver essas fotos é facinante

Ivan Nogueira disse...

Pra mim é muito triste.

Marcel Della Negra disse...

concordo com os 2...
:-)

Cloves(Guarulhos) disse...

Como Tudo era tão lindo! Queria ter nascido nesta època.

Wilson José disse...

como era linda e bem planejada nossa cidade , bem romantica e um visual europeia e limpa ,gostaria de ter nascido naquela epoca em sampa

Anônimo disse...

Era a época das oportunidades

Aurelio disse...

A cidade mudou,mas infelizmente as pessoas mudaram mais.

Renato disse...

Uma pena que a cidade tenha pago um preço alto demais pelo desenvolvimento e modernização de suas vias e estruturas...
Não se salvaram muitas lembranças de uma São Paulo realmente interessante e magnífica.

cggiuzio disse...

Uma São Paulo tão linda e organizada como essa, se não fossem as fotos, pareceria um sonho. Deve ter sido muito gostoso viver nessa época.

Anônimo disse...

Lendo o comentário de todos me vejo compartilhando sem nenhuma excessão a todos as idéias; a cidade mudou e as pessoas mudaram ainda mais, gostaria muito de ter nascido naquela época !!!

Carlos Henrique disse...

São Paulo era linda antigamente,a arquitetura era facinante comparada a arquitetura moderna.
Muitos já disseram isto,mas eu vou repetir,"gostaria de ter nascido nessa época".

Anônimo disse...

Adorei ver estas fotos, me comoveram muito porque reconheci muita coisa de São Paulo da minha época.Aparece inclusive numa foto a esquina da rua em que nasci.
Era tudo muito lindo e romantico, infelizmente não existe mais. Uma bela lembrança desta época é o Jardim da Luz que ainda conserva algum encanto.Foi lá onde cresci e de onde tenho belas recordações.
Wilma

SEGUNDA MALDITA disse...

Realmente,é gostoso ver estas fotos e comparar as imagens com as atuais.Eu me lembro dos bondes,de muitos casarões.Mas,tudo tem seu tempo,daquia 50 anos nossos netos e bisnetos ,estarão vendo fotos da nossa época ,com muita saudade.
É a vida.

fabio(Sao Paulo) disse...

Sao Paulo era maravilhoso, gostaria de ter vivido nesta epoca, Deus abencoe esta cidade.

Anônimo disse...

Realmente, concordo com a maioria aqui, de que naquela época a cidade era linda.
Hoje é uma porcaria.

Maurizio disse...

Imagens de uma Sao Paulo facinante e misteriosa. Da parte de um gringo: e muito triste que uma ciudade tam linda foi destruida para dechar lugar a uma completamente anonima no estilo da mid-west America. Casi tuda a Sao Paulo de hoje dia podria ser Seattle o Cincinnati.

André Ricardo de Andrade disse...

Realmente a cidade era muito mais romântica e bonita

Anônimo disse...

sp era nota 10!!!

adriana disse...

fico muito emocionada quanto vejo essas fotos,parece que vivi está epoca,adriana

Anônimo disse...

Dá muito dó do que fizeram com São Paulo. Poderia ser daquele jeito até hoje né!!! A arquitetura daquela época era maravilhosa!!!!!!

Solange & Cia. disse...

fartheFico emocionada de ver fotos antigas desta cidade que eu tanto amo,ela é maravilhosa.Alias qualquer foto de São Paulo me emociona.

macoy disse...

realmente lindas fotos, mesmo que já tivesse morrido gostaria de ter vivido nesta época.

Osvaldo Brunard disse...

Gostaria de ter vivido essa época. Parabens ao adm do Blogger.

Anônimo disse...

São Paulo antigo mas saúde mais natureza e mais prazer de viver boas musicas .

Anônimo disse...

Triste ver que São Paulo, cidade que eu tanto amo, hoje está destruída, desfigurada. Tudo por uma gentinha nojenta, ignorante, que não ama essa cidade. Que se reproduz feito coelho colocando mais idiotas no mundo. Vivemos crises de violência, de água, trânsito, calor. Muita gente pra pouco espaço. Pensem muito bem antes de colocarem ainda mais gente onde já não tem mais espaço.