terça-feira, 14 de outubro de 2008

Também tem coisa boa na música italiana

Muito engraçado como os Italianos são exagerados na música, hoje descobri um cantor italiano que faz aquele estilo pop rock bem meloso, com muitos arranjos e vários instrumentos, alguns deles muito mais presentes do que a propria voz do cantor. 

Isso mesmo, o nome dele é Matteo Della Negra, um Della Negra fazendo sucesso em Milão? Não sei se faz sucesso, mas até que pela produção do álbum, pode fazer... escute aqui.

Sinceramente, apesar de ser meu parente, non mi piace molto este tipo de música, acho que isso lá na Itália seria equivalente ao nosso Sertanejo, ou algo tipo Roupa Nova, bem pop mesmo, definitivamente não é a minha praia.

Quando estive lá ouvi muitas rádios, pois dirigi muito por toda a Itália e conheci acabei conhecendo muita coisa boa, como também muita coisa brega, aliás o que não falta lá são as músicas bregas.
Lógico que as rádios influenciam bastante o público, mas é na TV que os Italianos vão mais fundo ainda, pois existem muitos programas musicais, shows e apresentações de bandas, muito mais do que aqui no Brasil.
Uma vez vi um programa na RAI que era um show para a TV no sábado a noite, uma homenagem especial aos napolitanos com a presença de Sophia Loren e Pepino di Capri, simplesmente ilário.

Mas também há coisas legais e acabei trazendo 2 ótimos CDs - Negramaro e Zucchero.
A primeira, uma banda mais moderna com um cantor careca, bem no estilo do vocalista do Live, rock muito bom, que fazia muito sucesso por lá, principalmente esta música aqui: Parlami d'amore 

O Zucchero (que significa açúcar em Italiano) é um rockeiro mais tradicional da Itália, que faz muito sucesso lá e também fora, ele tem uma bela carreira internacional, incluíndo alguns sucessos aqui no Brasil, como Senza Una Donna, hoje, considerada um clássico brega dos anos 80.
A música que tocou muito lá e me motivou a comprar o CD, foi a Un Kilo, que mostra bem a sua voz rouca e a sua veia de rockeiro cinquentão.

O mercado brasileiro não tem muita vontade de consumir bandas que cantam em espanhol, mesmo rodeados de ótimas bandas sulamericanas, pois bem, não consigo imaginar o Brasil consumindo músicas em italiano. Mesmo sendo ótimas bandas, acho difícil conseguirem um lugar ao sol, mesmo aqui em São Paulo.




Nenhum comentário: