terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Sardela - Italiana ou Brasileira? (Receita original)


Um dos Antipasti que mais gosto, é a famosa Sardela passada em um pão italiano, boa opção pra começar bem o almoço.

Mas afinal, essa Sardela que conhecemos e adoramos é italiana ou brasileira?

Bom, Sardela ou Sardine: em italiano significa sardinha, que é a base de preparo do antipasto, porém na Itália não há nehuma receita com este nome.
A sardela é uma espécie de pasta que, além do peixe, leva também azeite, pimentão, tomate, pimenta e outros temperos.

Existe uma receita bem parecida na Itália, originaria da Calábria, que leva anchovas recém-nascidas, chamadas de "bianchetti" que são curtidas dentro vidros por muito tempo em salmoura e misturadas com pimenta preta, pimentões e azeite, conhecida como Murstica, ou também como Caviar Calabrese "Calabrese caviar" ou Rosamarina

Provavelmente o que realmente aconteceu, foi que com a chegada dos Italianos em São Paulo, muitas das receitas originais acabaram sendo mudadas por causa dos ingredientes, era muito difícil ou até mesmo impossível achar os verdadeiros ingredientes Italianos aqui no Brasil, ainda mais naquela época. Isso aconteceu com vários pratos Italianos que hoje são feitos no Brasil com ingredientes substituídos, um certo movimento de tropicalização dos pratos. Por exemplo, aqui no Brasil o molho Pesto é feito com amêndoas e não com o Pinoli, o ingrediente original.

Teoricamente, isso foi o que aconteceu também com a Sardela, ela foi adaptada da receita original de Murstica da Calábria, substituindo-se o peixe Bianchetti pela Sardinha, muito mais fácil de encontrar e muito mais barato aqui no Brasil, sendo assim, rebatizaram o antipasto com o nome do ingrediente principal em italiano - Sardela.

Provavelmente a explicação definitiva para a origem da Sardela nunca será revelada, mas uma coisa é certa: esta mistura tipicamente mediterrânea que foi levada por Árabes para a Calábria há centenas de anos e depois trazida por Italianos para o Brasil, definitivamente é mezza italiana e mezza brasiliana.

Receita de Sardela (Original)

Ingredientes:
5 pimentões vermelhos em conserva
3/4 xic. de azeite de oliva extra virgem
1 lata de aliche sem pele e sem espinhas conservada no azeite (aprox. 125gr)
1 pimenta dedo de moça
1 pitada de sementes de erva doce

Modo de Fazer:
Bata tudo no liqüidificador ou processador (sem o aliche), coloque numa panela duas horas de fogo, para o pimentão atingir seu ponto, depois disso desligue o fogo e coloque o aliche. Deixe esfriar e leve a geladeira. Sirva após 2 horas.


10 comentários:

Paula disse...

Marcel ,
seu post me ajudou a beça..estou em Napoli tentando explicar para o pessoal daqui o que é sardela...e ninguém sabia o que é.

Massa disse...

que ótimo! sempre bom ajudar os brasucas ai na Italia!

Unknown disse...

Oi, Marcel!

Que surpresa vc com o Blog "Italianadas em Sampa"!
Gostei muito, tanto é que vou preparar sua receita de sardela para Domingo.
OK?
bjão,
Mariah (mãe)

Francisco Pinto disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Danuta Ferreira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Massa disse...

muito obrigado a todos os posts, vou atualizar a receita aqui de acordo com que o Franscisco postou. Muito obrigado pela ajuda!

Paz na cozinha disse...

De td´s q. pesquisei está é a melhor! Sucesso!

Antepasteria Antepastos e Conservas disse...

Hummmm.. Deu água na boca! Destacamos que a importância do pimentão ser em conserva é porque a casca crua desse vegetal traz um sabor muito forte. Assim, em nossa receita de sardela, tostamos os pimentões na brasa e removemos toda a pele. Assim a nossa sardela ainda ganha um leve e delicado sabor defumado.

Unknown disse...

Pesquisei muito sobre a sardela Descobri que com a dificuldade de conseguir alichi os imigrantes italianos processaram sardinhas criando assim.a Sardinha Anchovada. Curiosamente também descobri e. UBATUBA uma indústria de sardinha anchovadas e curiosamente de propriedade de família Oriental
Marca Sardinha Anchovada UBATUBA