sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SAC da prefeitura de São Paulo

Em um desses papos de almoço aqui no trabalho falamos sobre como nós brasileiros somos acomodados no sentido de não questionar, de não irmos atrás dos nossos direitos como cidadão e de como essas coisas não funcionam no Brasil, geralmente porque a população tem descrédito na administração pública.

Acabei me lembrando de uma história que não pode ser considerado um case de sucesso, mas vale com exemplo de como vale a pena ir atrás e fazer valer nossos direitos.

Eu sempre fui adepto de que para mudar alguma coisa por aqui, precisamos começar de dentro de casa, depois pela sua quadra, depois pela sua rua, bairro, cidade e por fim mudamos o todo.

Logo que fui morar na Vila Clementino reparei que na minha quadra não havia sequer uma arvore. Bom, na verdade tinha uma que estava morta e completamente seca, com perigo de cair na cabeça de alguém. Além disso, uma escola vizinha do meu prédio tinha feito uma reforma e praticamente destruiu a calçada, toda vez que tentava passava por lá com o carrinho de bebê, acabava desviando pela rua.

Liguei na prefeitura para fazer essas reclamações e fui informado a abrir um chamado no site deles de SAC. Nessa hora quase ri na cara da atendente, mas tudo bem, vamos tentar.

O sistema é simples, escolhe a categoria, abre o chamado e pronto tem um protocolo para o seu controle. Sistema de atendimento ao cidadão - http://sac.prefeitura.sp.gov.br/default.asp

Foram 4 chamados: Um para plantar uma arvore na frente do meu prédio, outro para remover a arvore seca, outro denunciando a calçada da escola destruida e o último para colocar algumas lixeiras na rua. Anotei todos os protocolos, mas não senti acreditei muito que poderia acontecer algo, parecia que coisa não ia passar de mais um cadastro perdido na net.

Minhas reclamações eram mais relacionadas a limpeza publica, mas você pode fazer denuncias como por exemplo uma edificação com perigo de desabar, vigilância sanitária, problemas de fiscalização com a CET, dengue e etc.

Depois de algumas semanas levantei cedo pra ir no supermercado ali na rua mesmo para comprar algumas coisinhas e vi a arvore novinha plantada ali na frente do prédio. Mais algumas semanas e a escola resolveu refazer completamente a calçada que fora destruída pela reforma, provavelmente um fiscal foi lá notificá-la. Em mais algumas semanas, a arvore seca desapareceu dando lugar a uma recém-nascida. Até o momento não reparei se as lixeiras haviam sido colocadas, mas parece ser uma questão se tempo.

Estou muito longe de querer apoiar aqui a administração publica atual, muito pelo contrário, acho de péssima qualidade, porém tenho que deixar aqui registradas as coisas positivas.

A população de São Paulo é carente de um canal de comunicação com a administração publica que realmente funcione. Deixo aqui a minha dica e espero que cada um faça a sua parte. Se todos começarmos pelas proprias ruas, logo mais teremos uma cidade muito mais limpa e bonita.

SAC Prefeitura SP:
http://sac.prefeitura.sp.gov.br/default.asp